SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Destaque

SALVADOR: Jornalista propõe troca de ‘estátua bizarra’ associada a Ferreira Brito

Professor da UFBA e ex-editor do jornal A TARDE, jornalista prõpoe vaquinha para corrigir 'mico' da prefeitura de Ribeira do Pombal

Reynivaldo_brito

Prof. Reynivaldo Brito, ex-editor de A Tarde

DA REDAÇÃO: Com a experiência de quem comandou a editoria do jornal A Tarde por mais de 30 anos, de quem deu aulas na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, parente do célebre morubixaba José Domingos Brito e Silva, o popular Ferreira Brito, o jornalista e blogueiro pombalense Reynivaldo Brito, em função da repercussão que está tendo a postagem Estátua de Ferreira Brito vira chacota em Ribeira do Pombal, nos prestigiou tecendo os seguintes comentários a respeito do vexame protagonizado pelo prefeito Ricardo Maia Chaves de Souza, durante tributo aos 100 anos do saudoso Ferreira Brito.

Num primeiro momento, o célebre jornalista argumenta que “a estátua nem lembra de longe Ferreira Brito. O autor ou autora foi infeliz ou mal orientado(a). Quanto a homenagem, é merecida. Não estou falando isto por ser primo afastado dele, mas, pelo que fez pela cidade durante anos, quando as dificuldades eram bem maiores que hoje. Ele era uma referência na política regional, não apenas de Ribeira do Pombal. Os que chegaram na cidade depois ou não viveram o período em que Ferreira Brito fazia política talvez não entendam a sua importância para a cidade. Aliás, Pombal quase não tem memória. Veja o que acontece com o patrimônio histórico, como os imóveis antigos estão desaparecendo e, as manifestações culturais populares, quase não são prestigiadas ou lembradas”.

Contudo, ainda absorto na polêmica aberta por este espaço virtual, o professor Reynivaldo Brito retoma o fio de sua crítica para lançar a proposta de uma “vaquinha” entre amigos e parentes de Ferreira Brito para substituir o troço que se encontra na praça Dr. Nelson Gonçalves. Ouçamo-lo: “Seria bom que algumas pessoas, muitas das quais amigos e descendentes do homenageado fizessem um movimento visando a troca desta escultura bizarra por outra feita por um escultor que realmente saiba trabalhar. O dinheiro poderia ser arrecadado junto aos admiradores de Ferreira Brito e seus parentes”.

O Blog do Gomes foi o primeiro a aderir à campanha lançando a hashtag #EstátuaParaFerreiraJá. Agora restar saber se o prefeito Ricardo Maia mandará recolher o “Bráulio Maia” que ele exibe na praça como se fora um autêntico Ferreira, o famoso Baraúna.

Comentários