SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

AOS 92 ANOS MORRE O BIÓLOGO CHILENO HUMBERTO MATURANA

Em seu último livro Maturana propõe uma sociedade centrada na colaboração, honestidade e democracia

Foto: Blog do Gomes
O autor do blog Gildson Gomes (esq.) com o cientista chileno Humberto Maturana numa de suas concorridas conferências

Maturana conversa com o autor do blog em encontro em Santiago do Chile

SANTIAGO – Faleceu na manhã desta quinta-feira (06/05), em Santiago do Chile, o cientista Humberto Maturana Romensín (92). Segundo o médico Victor Hugo Carrasco, o destacado biólogo faleceu por complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia não relacionada com a Covid-19. “Foi um processo rápido e sem sofrimento enquanto Maturana estava sendo cuidado em sua residência na companhia de seus familiares”. O velório e funeral terão lugar nos próximos dias no cemitério “Parque del Recurdo”, em Santiago.

A morte de Humberto Maturana, Prêmio Nacional de Ciências, pai da Biologia do ConhecimentoBiologia Cultural, juntamente com discípulos e ex-alunos, dentre os quais Francisco Varela e Ximena Dávila, está tendo repercussão planetária por conta da influência de seus relevantes aportes científicos nos principais centros de produção de conhecimento do mundo. Sua última obra, A Revolução Reflexiva (PAIDÓS, 2021) em coautoria com a epistemóloga Ximena Dávila, foi lançada no último dia 25/05/2021. Veja AQUI.

Para mais detalhes sobre a brilhante carreira científica, acadêmica e filosófica de el Doc., como o chamavam os mais íntimos, que incluiu um doutorado por Havard e um PhD pelo MIT, remetemos o internauta a duas excelentes reportagens da BBC: AQUI e AQUI.  

Comentários