SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Destaque

Estátua de Ferreira Brito vira chacota em Ribeira do Pombal

Estátua de Ferreira Brito paga pela prefeitura é de cimento envernizado

Bráulio Maia, tio do preffeito e afilhado de Ferreira Brito

DA REDAÇÃO: Na semana em que José Domingos Brito e Silva, o popular Ferreira Brito, completaria cem anos, a Prefeitura de Ribeira do Pombal decidiu homenageá-lo, promovendo vários eventos através da Secretaria Municipal de Cultura. Na Câmara Municipal, está ocorrendo uma exposição de imagens, objetos pessoais e fatos relacionados ao famoso líder político,  e, ontem (02/06), foi realizada uma missa campal na praça Dr. Nelson Gonçalves, celebrada pelo padre Emílio Sobrinho,  seguida da inauguração de uma estátua do homenageado no mesmo espaço.

Até o descerramento da estátua, tudo estava indo muito bem. Em função do estardalhaço promovido por carros de som, a serviço da prefeitura municipal, muitos curiosos foram à Câmara Municipal apreciar a exposição, e à noite (de ontem), até velhos inimigos do homenageado compareceram à missa campal. O problema é que quem conviveu com Ferreira Brito não conseguiu associar a estátua à sua elegante fisionomia.   Como mostra o confronto das imagens fotográficas com a estátua (abaixo), somente o prefeito Ricardo Maia se convenceu de que a peça de cimento envernizado que ele mandou esculpir pode parecer com o famoso Ferreira.

Teste 1

Nos extremos imagens de Ferreira Brito, no centro a estátua de cimento

Como se pode ver, a estátua descerrada para supostamente homenagear o saudoso Ferreira Brito, em nada guarda proporção com a imagem do líder político homenageado. O crânio de Ferreira Brito era ovalado, ou seja, afinava na medida em que se aproximava do queixo. Na estátua, tem-se um rosto totalmente retangular. O formato do queixo também é totalmente estranho ao do homenageado. Nele não há a “fundinha” que aparece nas imagens.

Em resumo, essa estátua pode se assemelhar a qualquer pessoa desse planeta, menos a Ferreira Brito. Aliás, a peça do Maia já virou motivo de chacota na cidade. Tem quem aposte que aquele o homenageado, de direito, fora Zito do Sindicato Rural. O Blog, contudo, fez uma investigação e descobriu que, no fundo,  Maia homenageou um dos afilhados de Ferreira Brito, o sr. José  Bráulio Brito Maia, de quem o prefeito também é sobrinho. Confronte as imagens abaixo e tire suas conclusões:

José Bráulio Brito Maia, o homenageado.

José Bráulio Brito Maia, o homenageado.

Agora, sim, faz todo sentido o convite do Sr. Bráulio Maia, nas redes sociais, para que a população comparecesse à missa campal, pois ele próprio seria o homenageado. Isso também explica o fato de Bráulio Maia ter retornado à origem depois de morar por muitos anos no Rio Grande do Sul. Muito merecida a homenagem. A imagem de capa deste post, também revela a alegria do tio do prefeito fazendo uma selfie ao lado de sua estátua.

 

À esq. convite de Bráulio Maia para a missa. À dir. o prefeito ao lado da estátua de seu tio.

À esq. convite de Bráulio Maia para a missa. À dir. o prefeito ao lado da estátua de seu tio.

Campanha do Blog

Em respeito à imagem do saudoso Ferreira Brito, o Blog abre a campanha #ESTÁTUAPARAFERREIRA, por entender que uma liderança do nível de Ferreira Brito merece muito mais que uma peça de cimento envernizado e disforme na bela praça Dr. Nelson Gonçalves. A que foi inaugurada ontem, com todas as pompas, nada tem a ver com a expressão política do grande líder político e desdoira sua memória.  Uma estátua de cimento para Ferreira é um desastre de mal gosto. Ferreira merece pelo menos um busto, mas que seja de bronze ou de mármore.

Comentários