SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Destaque

“Tratoraço”: desempenho eleitoral de Ricardo Maia assusta até aliados

Ricardo Maia decreta fim da era carlista em Ribeira do Pombal supultando a "Banda B"

Foto: Facebook/Ricardo Maia
Ricardo e Dilma

Prefeito Ricardo Maia num selfie com a presidenta Dilma Rousseff

DA REDAÇÃO: As eleições de 2014 chegaram a seu fim neste domingo, (26/10), quando, no 2º turno, o eleitor brasileiro reelegeu a presidente Dilma Rousseff, com 51,6% dos votos válidos. Mas em Ribeira do Pombal, sobretudo, a disputa eleitoral deixou marcas históricas, dentre as quais o surpreendente desempenho do jovem prefeito Ricardo Maia.

Com direito a selfie com a presidente da República reeleita Dilma Rousseff, o prefeito pombalense tratorou os adversários em Ribeira do Pombal. E alguns aliados também. É o que revela a voz das urnas, que deu a Maia uma das mais expressivas votações da história do Município.

 Alinhando ao grupo político de Lula, Dilma e Jaques Wagner, o prefeito tratorista, como ainda gosta de ser reconhecido,   assumiu a solitária missão de apoiar Dilma Rousseff, Rui Costa e Otto Alencar, respectivamente, para presidente, governador e senador; Rogério Andrade e João Bacelar, para deputados estadual e federal, na mesma ordem.

 Na outra vertente, apoiando o grupo encabeçado por Paulo Souto, figuraram os opositores tradicionais: o grupo liderado pelo ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans (Dadá), bem como o vereador Toninho. Alguns aliados, a exemplo dos ex-prefeitos Zé Grilo e Nilson Brito, o presidente da Câmara Nathan Brito,  também decidiram declarar apoio a Paulo Souto e Aécio Neves, além de votarem em deputados diferentes dos apoiados por Ricardo Maia.

Não obstante a fragmentação visível na base de seu governo,  Ricardo Maia logrou um feito inédito na Bahia pós-carlista: destruiu a odiosa Banda B, unificando e alinhando o governo municipal com os governos estadual e federal.  No 1º turno, para o Governo do Estado, o candidato Rui Costa obteve 15.591 votos , contra 7.918 de Paulo Souto. O candidato ao Senado Federal Otto Alencar, por sua vez, fora brindado com 15.883 votos, contra 6.538 obtidos por Geddel Vieira Lima, o candidato da oposição. Para a presidência da República, o desempenho da candidata apoiada por Ricardo Maia foi ainda mais formidável. Dilma Rousseff obteve 16.769 votos contra 4.657 do tucano Aécio Neves. Para os deputados não foi diferente, Ricardo Maia impôs uma votação jamais vista nestas plagas nordestinas.

 Se no 1º o desempenho de Maia fora extraordinário, no 2º turno, o jovem prefeito de Ribeira do Pombal não deixou por menos, conseguindo ampliar a vantagem da presidente Dilma Rousseff em Ribeira do Pombal. Foram 18.165 votos da presidenta reeleita  contra 8.123 do tucano. A aposta política de Maia foi solitária, mas o resultado expressou uma forte comunhão eleitoral da massiva maioria dos cidadãos pombalenses com o governo municipal em curso. Esse fato anda preocupando até aliados próximos a Maia, que não veem com bons olhos a convivência com um alcaide superforte politicamente.

Comentários