DA REDAÇÃO – Preocupados com situação de pânico que vivencia Ribeira do Pombal, em função dos frequentes assassinatos ocorridos neste 1º semestre (já são mais de 20 ocorrências envolvendo homicídios e tentativas) os vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal: Antonio Bernardo (Toninho), Alessandro Calasans e Sérgio da Oficina, assessorado pelo advogado Gildson Gomes dos Santos, técnico em investigação policial pela Academia de Polícia Civil de São Paulo, nessa quarta-feira (12/08) foram a Salvador cobrar reforço imediato para a Promotoria de Justiça local, cujo órgão se encontra desfalcado há mais de ano, em função da remoção da promotora de Justiça Nívea Carvalho Andrade Rodrigues para Feira de Santana. Os edis foram recebidos em audiência oficial pelo Procurador-Geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado da Bahia, Dr. Geder Luiz Rocha Gomes, a quem a situação dramática de insegurança pública que atravessam os pombalenses foi detalhada.
Ao Blog do Gomes, o líder da oposição na Câmara, vereador Toninho, mostrou-se preocupado com a insegurança pública no Município, tendo em vista o aumento nos índices de homicídio e tráfico de drogas, em especial este último crime, que de forma avassaladora vem cooptando a juventude pombalense, atraindo-a para o mundo do crime, situação que se agrava pela falta de estrutura das instituições responsáveis pelo combate à criminalidade, notadamente o Ministério Público, que, pelo excesso de atividade e escassez de pessoal, não consegue atender satisfatoriamente aos anseios da população.
“O que nos surpreendeu mesmo foi o fato de a chefia do Ministério Público baiano ignorar o estado de insegurança em que se encontra a nossa cidade. Até o momento da audiência da qual participamos, nenhuma autoridade pombalense tinha aparecido na Procuradoria-Geral de Justiça para reclamar da terrível situação”, pontua o advogado Gomes. “Sinceramente, por aqui, nós tínhamos Ribeira do Pombal como referência em segurança pública. Inclusive, por conta do monitoramento eletrônico feito naquela cidade, desenvolvemos um projeto sugerindo o modelo para outros municípios”, argumentou o procurador de justiça Geder Luiz Rocha Gomes.
PÉ NA COVA
Outro ponto abordado na audiência com o Dr. Geder Gomes foi a questão da corrupção galopante em Ribeira do Pombal, que frequentemente revisita as páginas policiais em virtude de regulares operações da Polícia Federal na prefeitura municipal. Com efeito, em seguida à operação “13 de Maio”, que provocou alvoroço em muita gente no ano passado, veio a operação “Águia de Águia”, que flagrou o prefeito Ricardo Maia Chaves de Souza envolvido num esquema criminoso de fraude a licitações, cujo inquérito policial, neste momento, se encontra em Brasília, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Mas recentemente foi deflagrada a operação “Pé na Cova”, noticiada no último dia 11/08 pelo jornal A TARDE, na coluna política mais lida do Nordeste: a TEMPO PRESENTE. Sensível a tudo isso, o Dr. Geder Gomes assegurou que até a próxima quinta-feira comunicará oficialmente a posição do Ministério Público sobre a demanda formulada pelos vereadores pombalenses. Segundo o vereador Sérgio da Oficina, “essa não é uma causa só da oposição, mas de toda sociedade”.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014