DA REDAÇÃO: A população de Ribeira do Pombal anda assustada com a crescente onda de violência que assola o Município. A cada ano o número de homicídios aumenta. Só em 2015 já foram registrados 22 assassinatos, segundo informações da Polícia. As estatísticas revelam que a grande maioria das vítimas possui alguma ligação com o tráfico de drogas, que é apontado como o principal fator do aumento da criminalidade no interior do Município.
Para debater o tema, foi realizada nesta terça-feira, (01/12), na Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal, uma audiência pública com o intuito de chamar a sociedade civil pombalense a expor suas demandas e angústias, bem como colher soluções de médio e longo prazo para a violência. O evento foi batizado de “Unidos pela Paz: #Pombalpedesocorro”.
A solenidade contou com a presença massiva de diversos seguimento sociais, sobretudo de agentes de saúde. A galeria da Câmara ficou completamente ocupada. Durante as intervenções dos cidadãos várias ideias foram levantadas, desde o trabalho de prevenção, com mais políticas públicas direcionadas às regiões de vulnerabilidade, até o enrijecimento do sistema repressivo.
Dentre as participações, destaque para a participação do advogado Gildson Gomes, que apresentou ao público presente às raízes do problema da criminalidade, e propôs que adotássemos um novo caminho, desta feita centrado na ética e no respeito ao próximo. (Em breve vídeo completo). Por fim, ainda foram escolhidos membros para compor uma comissão que ficará responsável pelo encaminhamento das conclusões do evento às autoridades.
Rádio Povo
Já nesta quarta-feira, (02/12), na onda do mesmo movimento , o advogado Gildson Gomes foi entrevistado pelos radialistas Pedro Mel e Ely Júnior no programa Primeira Página, que vai ao ar às 6h30 pela Rádio Povo AM. Apesar do tempo reduzido (a entrevista começou por volta de 8:20 da manhã, devido a uma mudança nos procedimentos internos a que todos os entrevistados agora estão sujeitos), Gomes pontuou as condições fundamentais em que surgem a criminalidade, afirmando ser uma consequência de uma sociedade que vive com base na apropriação e competição, e concluiu afirmando que é preciso se mudar o caminho se quisermos alcançar a paz e o bem-estar, assumindo todos os sacrifícios que isso acarreta: “A sociedade quer uma mudança no quadro da criminalidade, mas não sai da zona de conforto. Eu lhes pergunto: é possível parto sem dor? Se quisermos uma sociedade melhor precisamos sentir as dores desse parto, que significa a mudança para o caminho da ética e respeito”, enfatizou o advogado.
OBS: Em breve neste espaço virtual, estará sendo publicados os bastidores da entrevista de hoje sobre segurança pública, concedida pelo advogado Gomes, além de novas denúncias dos vereadores. Aguardem!
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014