SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

CONSELHO TUTELAR: CONFIRA ENTREVISTA COM O CANDIDATO ALAN CHAVES

12003319_816736248440100_1552213433452236136_nDA REDAÇÃO: No próximo dia 04/10/2015, o povo pombalense irá as urnas para eleger conselheiros tutelares que  atuarão em defesa dos direitos da criança e adolescente no período de 2016/2020. Devido a importância da função de conselheiro tutelar, o Blog do Gomes abriu as portas desse espaço democrático de pensamento para receber os candidatos que tenham interesse em expor suas propostas à população.

Dando início a série de entrevistas, na manhã dessa segunda-feira, (21/09), o Blog do Gomes entrevistou os candidatos Alan Chaves e Rutynay Souza Santos, oportunidade que os mesmos, além de expor suas propostas,  contaram um pouco de sua história. Confira abaixo a íntegra da entrevista com Alan Chaves.

BLOG DO GOMES – Bom dia, candidato Alan Chaves, seja bem vindo à Redação do Blog do Gomes. Inicialmente, gostaria que o senhor fizesse uma breve exposição sobre sua história de vida, para que os pombalenses possam lhe conhecer melhor.

ALAN CHAVES – Meu nome é Alan Chaves,  sou filho de Raimundo Soares dos Santos, popular Panta do boteco, e Doralice Santos Chaves, conhecida como dorinha,  o caçula dos três filhos que minha mãe teve. Tenho 27 anos, nasci e me criei no povoado Barrocão. Tive uma infância pobre, meu pais eram pobres. Meu pai tinha uma botequinho e até pouco antes dele se aposentar a gente vivia dessa renda, foi uma infância sofrida, mas, graças a Deus meus pais nunca deixaram faltar o essencial.

Meus pais souberam nos educar, e por isso tive uma adolescência boa, sempre frequentando a igreja, e muito do que eu sou hoje é graças a igreja. Não sei o que seria hoje de mim se não tivesse conhecido Jesus.

Mas apesar das dificuldades, sempre batalhei pata conquistar as coisas. Já vendi catálogo, limpei tanque, fiz faxina, não tenho vergonha de dizer.

Sempre estudei em escola pública. O ensino fundamental concluí no Barrocão, já o ensino médio aqui no Colégio Central, pois na época não havia escola de ensino médio no Barrocão. Depois de concluir o ensino médio, segui para o nível superior. Sou graduado em História pela Unit, pós-graduando em história da cultura afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes, e também graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. Por fim, atualmente sou merendo concursado.

BLOG DO GOMES – O que te levou a se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar?

ALAN CHAVES – Nesse ano que o Estatuto da Criança e do Adolescente está completando 25 anos de existência, decidi lançar meu nome para o cargo de conselheiro tutelar, por ter o desejo ardente de, junto a com a sociedade, fazer cumprir os direitos da criança e adolescente. Mas um dos principais fatores que me fez decidir por disputar essa eleição é a omissão do conselho tutelar na zona rural do Município.

Além disso, percebi na minha região que os jovens ficam até altas horas na rua, e isso sempre me preocupou. Às vezes procuro os pais desses jovens para conversar, para procurar saber o motivo pelo qual esses pais deixam que seus filhos fiquem até tarde na rua, e eles sempre respondem que não mais dominam seus filhos, que eles não os obedecem. Então percebo que falta uma fiscalização, um diálogo, uma ajuda, eu vejo que as famílias estão se sentido impotentes, e não tem que ajude essas famílias.

Por esses motivos foi me surgindo o interesse em ajudar, muitos pais me procuram para que eu converse e aconselhe seus filhos, e eu sempre tenho ajudado, na medida de minhas limitações, e graças a Deus muitos deles me ouve, e até reconhecem que estavam errado e agradecendo pelo ajuda.

E por tudo isso, me veio esse desejo de me lançar nessa causa, nessa luta para ajudar as famílias.

BLOG DO GOMES –  Caso seja eleito, quais ações você pretende implementar durante o período em que exercer a função?

ALAN CHAVES – Primeiramente a questão de uma maior atuação do Conselho Tutelar nos povoados. Eu acho que o Conselho Tutelar tem deixado a desejar na zona rural. Em todos os povoados de minha região que ando, devido a trabalhar em escola, tenho recebido reclamações de que o Conselho Tutelar não atua nessas localidades. Essa é a realidade. Isso dificulta até mesmo quando vou pedir voto, quando digo que estou disputando eleição para conselheiro tutelar muitos dizem que o Conselho não faz nada. Esse é um dos focos que pretendo ter: uma maior fiscalização do Conselho Tutelar nos povoado.

Outra proposta é a realização de palestras nas escolas, incentivar o pais para fazer com que seus filhos procurem uma religião seja ela qual for, eu acredito que a palavra de Deus tem poder, eu sou evangélico e acredito que a palavra de Deus tem poder. Outra proposta também é promover a presença do Conselho Tutelar nas reuniões escolares para ouvir o pais, orientar esses pais, e procurar ajudar.

BLOG DO GOMES –  Por fim, para encerrar, você pode agora deixar sua mensagem para o eleitor pombalense.

ALAN  CHAVES – No próximo dia 04/10, peço a vocês um voto de confiança, meu número é o 77. E no dia da eleição, lembrem-se de levar um documento com voto e o título de eleitor. E é como tenho dito, essa batalha não é só minha, não é só do Poder Público,  não é só das escolas, nem só dos pais, é de todos nós. Que Deus nos abençoe, muito obrigado.

 

Comentários