SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

Movimento pela cidadania atende cerca de 1400 pessoas

Mutirão foi realizado com a finalidade de zerar o subregistro civil em Ribeira do Pombal

Foto: Blog do Gomes
No destaque: usuários e a secretária Maria Helena ladeada por voluntários e servidores

Durante todo o dia dessa terça-feira, (10/09), a sede da Secretaria de Assistência Social esteve de portas abertas para receber a população  pombalense e garantir-lhe o direito à cidadania, ao lhe disponibilizar acesso a documentação básica. Vários foram os serviços gratuitos ofertados: emissão de RG e CPF, certidão de nascimento e de união estável, cadastro da tarifa  social na EMBASA e  Coelba, cartão do SUS etc.

A redação do Blog esteve no local e acompanhou todo o evento. Havia um intenso movimento de pessoas, principalmente para os serviços de emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Tudo foi muito bem sinalizado, placas foram colocadas em pontos estratégicos a fim de informar o cidadão sobre o local exato de cada serviço, além da presença de diversos agentes para melhor orientar os usuários. O evento ainda contou com a presença do prefeito Ricardo Maia e da promotora de justiça Nívia Carvalho.

Em face do grande número de inscritos, foram realizados agendamentos prioritários para essas pessoas de forma que nenhum pré-inscrito deixe de ser atendido. Em entrevista concedida ao Blog do Gomes, a secretária Maria Helena declarou que o evento superou as expectativas, e que apesar da grande demanda pelos serviços, ninguém deixaria de ser atendido, ainda que para isso fosse realizados agendamentos para outras datas.

A secretária ainda destacou a relevante importância do movimento para o município, tendo em vista a alta demanda desse tipo de serviço por parte da população, que em face de diversos fatores ficam, por vezes,  sem o devido acesso à documentação básica. Por fim concluiu afirmando que a pretensão da secretaria é de promover mutirões dessa natureza com periodicidade a fim de que a parcela  da população mais desfavorecida socialmente possa exercer plenamente a sua cidadania.

O evento foi realizado mediante parceria da Secretaria de Assistência Social com a Secretaria de Saúde, de Agricultura, EMBASA, Coelba e Ministério Público.

Comentários