O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), marcou para 5 de junho a sabatina de Luís Roberto Barroso, indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O senador anunciou a data após reunião nesta terça-feira (28) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com Luís Roberto Barroso.
A indicação de Barroso foi anunciada na última quarta (22). Para ter o nome homologado como ministro, ele precisa ser sabatinado e aprovado pela CCJ e depois ter o nome aprovado pelo plenário do Senado.
“A partir de amanhã (29) abre-se um processo de conhecimento do relatório [sobre a carreira de Barroso], para que os senhores senadores possam se habilitar, e, na próxima quarta-feira (5), iniciar e concluir o processo de sabatina”, disse Vital.
Barroso afirmou que vai participar da sabatina com “humildade e empenho”. “Vou ser autêntico e verdadeiro. Foi assim que cheguei aqui, assim que pretendo continuar a ser. Mas todas as pessoas aqui [no Senado] são cordiais e respeitosas”, afirmou.
Procurador do estado do Rio de Janeiro, Barroso ocupará a vaga deixada há seis meses por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente após completar 70 anos.
Leia mais: G1
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014