Morreu nessa última segunda-feira, aos 87, (08/04), vítima de um derrame cerebral, Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra britânica. O seu sepultamento está marcado para o próximo dia 17.
Thatcher descende de uma família de comerciantes; na juventude estudou em escola pública, vindo a ganhar uma bolsa da Universidade de Oxford, onde cursou Química. Durante sua vida acadêmica, foi eleita presidenta da associação dos conservadores de Oxford, dando início a sua bem – sucedida carreira politica.
A “Dama de ferro”, como era conhecida no cenário político internacional, foi eleita em 1959, para a Câmara dos Comuns; em 1962, tornou-se Secretária de Estado para Assuntos Sociais e, no início dos anos 1970, foi nomeada Ministra da Educação, durante o mandato de Edward Heath.
Em 1975 substituiu Heath na direção do Partido Conservador; em 1979, o Partido Conservador ganhou as eleições por ampla margem de votos. Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a ser eleita primeira-ministra no Reino Unido e em toda a Europa.
Governou com pulso firme até 1990, ganhando o apelido de “Dama de Ferro”, por suas posturas inflexíveis. Dentre os seus principais feitos destacam-se: bons indicadores econômicos, com o controle da inflação e a valorização da moeda e a intervenção vitoriosa nas Ilhas Malvinas, à época ocupada pelos argentinos. Também foi responsável pelo o inicio da era Liberalista no Reino Unido, quando privatizou estatais e reduziu os gastos com projetos sociais, o que possibilitou a reafirmação do Reino Unido como potência econômica No entanto, não pôde evitar o aumento do desemprego. Por Blog do Gomes com informações do A Tarde e Uol.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014