Repasse de verbas beneficia reduto eleitoral de ministro
Prefeituras do PP, partido de Negromonte, têm maior parte dos convênios
Programa destinado a redução de acidentes de trânsito financia obras em cidades sem histórico de acidentes
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA
Dinheiro reservado pelo Ministério das Cidades para projetos que reduzam acidentes de trânsito foi usado para financiar obras em cidades sem histórico de problemas sérios nessa área, mas que são redutos eleitorais do ministro Mário Negromonte.
O ministério já liberou neste ano R$ 16 milhões para essa finalidade, beneficiando 102 prefeituras. O partido de Negromonte, o PP, administra 43 desses municípios. O PMDB, que aparece em segundo lugar na lista de beneficiários, conseguiu recursos para apenas 23 prefeituras.
O outro lado
Ministério diz que partido não teve privilégio
O Ministério das Cidades diz que as 102 prefeituras que receberam recursos para projetos de redução de acidentes de trânsito integram um grupo de 1.088 prefeituras cujos projetos foram selecionados em 2009 e 2010, na gestão do ex-ministro Márcio Fortes.
O ministério, contudo, não comentou o fato de que os municípios que tiveram suas verbas liberadas este ano são, em sua maioria, administrados pelo PP, além de serem redutos do ministro Mário Negromonte e de seus aliados.
A Prefeitura de Glória, administrada pela mulher de Negromonte, Ena Vilma Negromonte, admitiu que os acidentes na cidade “não são tão expressivos”, mas afirmou que a construção da ciclovia e da pista de cooper são uma “ação de cunho social” e que ajudam a educar para a redução de acidentes de trânsito e a melhoria da qualidade de vida da população em geral.
Leia AQUI matéria na íntegra (acesso aos assinantes UOL e da Folha de S. Paulo).
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014