Ontem, sob a presidência do vereador Nathan Passos Brito, a Câmara de Ribeira do Pombal retomou os trabalhos realizando a 1ª sessão ordinária do penúltimo ano da atual Legislatura.
A sessão transcorreu de forma muito serena e equilibrada, tendo sido iniciada com vários discursos elogiosos ao célebre pombalense João Brito Carvalho (João de Dondom), cujo nome será eternizado no futuro Centro de Abastecimento, conforme proposição legislativa de autoria do edil Nathan Brito, também subscrita por seus pares.
Segundo a direção dos trabalhos, por motivos regimentais, a aprovação da homenagem prestada pela Casa Legislativa a João de Dondom teve de ser adiada para sessão do próximo dia 8, tendo em vista que se encontra na pauta o julgamento das contas do ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calsans, relativas ao exercício de 2004.
Foram à tribuna manisfestar adesão ao projeto os vereadores Marcelo Brito Costa, José Renilvado de Souza e José Walter Brito Barreto. Valtinho de Teté, por sinal, aproveitou o ensejo para convidar o prefeito a se reaproximar da base aliada.
– A falta de diálogo, o distanciamento do prefeito em relação aos vereadores da base de sustentação é um fato lamentável. Por falta de contato do prefeito e de seus secretários conosco ficamos vulneráveis aos ataques da oposição, pois não sabemos se são justos ou não. Faltam dados, informação, para defender o governo, que se encontra sem liderença nesta Casa, queixa-se Valtinho.
A bem da verdade, ataques ao prefeito saíram pelo ladrão durante a sessão. Fustigado pela oposição independente de Ribeira do Pombal, o vereador José Augusto Bitencourt bateu pesado no governo, deixando nas entrelinhas que boa parte do dinheiro público está sendo enterrada através de estranhas licitações nos inexplicáveis buracos de logradouros públicos ou até efeitando copas de árvores da cidade. O líder da oposição cobrou ainda a conclusão das obras inacabadas do Município, a exemplo da Praça Getúlio Vargas, do Centro de Abastecimento. O prefeito ficou indefeso, porém. Aliás, “por falta de dados”, pontuou Tetezão.
Antes de encerrar a sessão o presidente da Câmara teceu oportuno elogio à Faculdades Ages, sediada em Paripiranga, por ter admitido em seu quadro de professores o advogado Gildson Gomes, ex-assessor jurídico do Poder Legislativo pombalense. “O que também é um motivo de orgulho para Ribeira do Pombal”, assinalou Nathan.