SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

EM VISITA A RIBEIRA DO POMBAL, RUI COSTA ANUNCIA INVESTIMENTOS

20150716_101913DA REDAÇÃO: Em cumprimento às metas do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, o governador Rui Costa visitou o município de Ribeira do Pombal, na região nordeste do estado, nesta quinta-feira (16). Além de ter participado da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Luiza Rodrigues, da Praça Pedro Rodrigues da Conceição e da Academia da Saúde, Rui Costa conheceu o Colégio Central de Ribeira do Pombal.
De acordo com o governador, a educação é um processo acumulativo que se inicia nos primeiros anos de vida. “Nada melhor que ter um local adequado como a creche e pessoas capacitadas para cuidar das nossas crianças. Se tem uma coisa que transforma a vida das pessoas, transforma a vida das cidades, isso se chama educação. Por isso lancei o Educar para Transformar”.
Na opinião de Rui Costa, os dois principais pilares de uma sociedade são a família e a educação. “Por isso pedi a ajuda dos prefeitos neste projeto. A responsabilidade pelo ensino fundamental e infantil é dos municípios”. A diretora do Núcleo Municipal de Educação Infantil, a professora Socorro Santana, acredita que o pacto educacional, lançado pelo governador em março deste ano, fará jus ao nome.

“Acho que o programa é imprescindível para a educação. O nome já diz: Educar para Transformar. É só através da educação, estreitando laços com a família, buscando parcerias e outras iniciativas públicas e privadas, de todas as esferas sociais, que a gente vai conseguir conscientizar a sociedade”, afirmou a professora.

Educação infantil
A Creche Luzia Rodrigues, que atualmente atende 90 crianças, será transferida nos próximos dias para o novo prédio, que foi inaugurado para abrigar o Centro Municipal de Educação Infantil Luiza Rodrigues, no bairro Pombalzinho. Com capacidade para atender 210 crianças em período integral, o centro já está com todas as vagas preenchidas.

A cozinheira Géssica Santos, mãe de Maria Sophia, 3 anos, disse que precisou se afastar do emprego para cuidar da filha. Agora que Sophia foi matriculada no centro, ela afirma que está mais tranquila para procurar um novo trabalho. “Além de ser um centro grande, bonito, muito bem organizado, a gente tem segurança de saber que os nossos filhos, no caso, a minha filha, vai estar bem guardada e ter uma educação melhor”.

Encontro com estudantes

Durante visita ao Colégio Central de Ribeira do Pombal, unidade de ensino da Secretaria da Educação do Estado, o governador falou com estudantes e conferiu o andamento das obras da quadra poliesportiva. O colégio tem 792 alunos, todos do ensino médio, matriculados nos três turnos. Um deles é Ronaldo Valadares, estudante do 3º ano.
Ao ser cumprimentado por Rui Costa, o estudante entregou um bilhete pedindo apoio para a produção de hortaliças. “Minha expectativa é que, com a visita do governador, os alunos se sintam incentivados a plantar e cuidar de uma horta aqui. Isso vai nos ajudar a ter uma vida mais saudável”.

Lazer

Para o aposentado Agemiro Rodrigues, 80 anos, ter um espaço para caminhar como a Praça Pedro Rodrigues da Conceição é motivo para comemorar. “Ficou muito bacana. Ótimo mesmo. Aqui era um negócio muito feio e, agora, está a coisa mais linda do mundo”. Ainda em Ribeira do Pombal, o governador visitou as dependências do Hospital Geral de Santa Tereza.

Investimentos para Pombal e Região

Durante seu discurso, o governador Rui Costa anunciou investimentos para Pombal e região a serem iniciados agora no segundo semestre. Para Ribeira do Pombal, garantiu-se  Ponto Cidadão, Ciretran, calçamento para o Pombalzinho, no trecho que dá acesso a creche inaugurada, pavimentação asfáltica da estrada da Vila Operária, aceleração das obras do mercado de cereais.

E para a região ele garantiu reconstrução da BA 388 e 084, além da implantação de uma policlínica e melhoramento do atendimento no Hospital Geral Santa Tereza.

Secom: Governo da Bahia/ Prefeitura de Ribeira do Pombal

Comentários