SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

Snowden decide ficar na Rússia

Delator do Big Data americano optou por asilo político na Rússia. Mas EUA insiste na repatriação do espião

Foto: Tanya Lokshina/Human Rights Watch/Divulgação
Ex-consultor privado da NSA está em um aeroporto de Moscou desde junho

O ex-consultor de agências de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden decidiu ficar na Rússia, onde pediu asilo político. A informação é de ativistas de direitos humanos que se reuniram nesta sexta-feira (12) com o americano, no aeroporto de Moscou.

“Nenhuma ação ou plano meu visa prejudicar os Estados Unidos… eu quero que os Estados Unidos tenham êxito”, disse Snowden, segundo relato de Tanya Lokshina, ativista da ONG Human Rights Watch.

A declaração é uma referência de Snowden à frase do presidente russo, Vladimir Putin, que disse há duas semanas que o americano poderia ficar no país, “contanto que pare de divulgar informações que prejudiquem os Estados Unidos”.

Em entrevista a uma emissora de TV russa, quando perguntada se isso significava que Snowden pararia de divulgar detalhes, a ativista da Human Rights Watch relatou a resposta do americano: “”Ele disse que não havia por que parar suas atividades, porque sentia que não estava prejudicando os EUA”.

Segundo jornalistas que falaram com os ativistas após a reunião, Snowden diz que está bem e que se sente seguro na Rússia. O americano sabe que “não pode ficar no aeroporto para sempre”, segundo sua representante.

Com informações do UOL. Leia mais…

Comentários