LAURO DE FREITAS: Agora há pouco, por volta da 16h30, pressionada pela “voz das ruas”, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se com 27 governadores e 26 prefeitos (das capitais) para apresentar uma espécie de plano de salvação para o Brasil. Trata-se de um pentapacto, que supõe o desate de cinco nós, envolvendo: 1) economia, 2) reforma política, 3) saúde, 4) mobilidade urbana, e 5) educação.
Para Dilma, a estabilidade econômica e o controle da inflação são pressupostos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do País, ainda que as demais soluções exijam enormes gastos e investimentos públicos. Daí, em torno dessa ideia, a necessidade de um pacto federativo “pela responsabilidade fiscal”, envolvendo a União, os Estados e respectivos Municípios.
A presidenta Rousseff propõe também um amplo “pacto pela reforma política”, que amplie a participação popular. Nesse ponto, a população brasileira seria chamada a se manifestar mediante plebiscito. Quanto ao “pacto pela saúde”, seria aberta a possibilidade de contratação de médicos estrangeiros, assegurada a preferência aos profissionais brasileiros que se apresentarem para trabalhar nos longínquos rincões do País.
Finalmente, Dilma Rousseff comprometeu-se a aplicar cerca de R$ 50 bi nos projetos de mobilidade urbana das nossas cidades e 100% dos recursos do petróleo e dos royalties, oriundos da exploração do pré-sal, na Educação. “Todos nós sabemos que esse esforço na educação transforma um país em nação desenvolvida”, remata a presidenta.
No campo da oposição, há quem sinta cheiro de politicagem na proposta de Dilma, devido a proximidade das eleições presidenciais de 2014, pois parece incompreensível que, depois de 10 anos no governo, só agora o PT queira socializar os prejuízos de seus sucessivos mandatos com os demais governantes. Segundo o governador Beto Richa, do Paraná, isso: “Não vai dar em nada”.
Com informações do Blog do Josias e do Uol.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014