Do Blog do Josias de Souza, 16/11/2011
“A companhia de roupas Benetton divulgou nesta quarta (16) uma campanha publicitária provocativa.
Foi batizada de ‘Unhate’ (não ao ódio, em tradução livre), Levou aos outdoors fotomontagens que exibem líderes que se odeiam trocando beijos.
Os lábios de Barack Obama foram colados aos de Hugo Chávez e Hu Jintao. A boca do presidente da Autoridade Nacional Palestina foi grudada na do premiê de Israel.
Nicolas Sarkozy, que dispõe em casa dos beijos da vaporosa Carla Bruni, teve de contentar-se na campanha com a insossa Angela Merkel.
A Coréia do Sul “beijou” a Coréia do Norte. Até o papa entrou na dança da Benetton.
Bento 16 foi brindado com um beijo do sunita Ahmed Mohamed el Tayeb, mandachuva da mesquita de Al Azhar, do Cairo.
Alheio ao mote da campanha, que investe contra a “cultura do ódio”, o Vaticano rodou a batina.
Intolerância em riste, Federico Lombardi, o porta-voz do papa, protestou: “Foi um grave desrespeito ao papa, uma ofensa contra os sentimentos dos fieis…”
“…Um claro exemplo de como uma publicidade pode violar as regras básicas do respeito para chamar atenção por meio de uma provocação.”
O grupo Benetton dobrou os joelhos. Anunciou que vai excluir da campanha o “beijo” trocado pelo papa com o imã do Cairo.
Como se vê, a eliminação do veneno que conspurca o mundo é utopia realizável apenas na publicidade. Na vida real, a intransigência odeia o bom humor.”
Luiz Fernando R. de Sales
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