Às 17:07, de 22/08/2011, o megaportal da rádio Sociedade da Bahia (AM), o “Sociedade Online” publicou a seguinte matéria relativa ao caso Jeandro, que foi vítima de golpes de facadas em Ribeira do Pombal:
Texto 1
Prefeito de Pombal confirma agressão e nega motivação política |
Gestor atacou secretário de Comunicação com golpes de faca |
Publicada por Ruan Melo às 17:07, 22/08/2011 |
O prefeito do município de Ribeira do Pombal, José Lourenço Jr. (PMDB), admitiu ter agredido a facadas o secretário de comunicação do PT municipal, Francisco Jeandro, no último sábado (20). No entanto, Lourenço Jr. negou que o crime tenha acontecido por motivação política. Segundo o prefeito, o próprio irmão da vítima teria negado que a agressão aconteceu por uma disputa política. Lourenço Jr. criticou as acusações feitas pelo site da região – Folha Pombalense –, e disse que entrará com uma representação na Justiça por entender que o portal de notícias agiu criminosamente contra a sua pessoa. |
Pelo menos é o que os visitantes do famoso portal de notícias poderiam ler ao acessar o URL (endereço) <http://www.radiosociedadeam.com.br/portal/noticia.aspx?nid=81384>, conforme se verifica na imagem capturada pelo Blog do Gomes logo após à publicação:
Hoje, porém, quem tiver a curiosidade de acessar o mesmo URL vai encontrar no mesmo espaço virtual a seguinte notícia:
Texto 2
Assessor do PT de Pombal é atacado por homem bêbado |
Vítima foi agredida com golpes de faca |
Publicada por às 17:07, 22/08/2011 |
O secretário de comunicação do PT do município de Ribeira do Pombal, Francisco Jeandro, foi agredido no último sábado (20) com golpes de faca. Segundo a polícia, a vítima foi atingida nas proximidades de um bar por um homem que estava bêbado. |
A diferença de conteúdo entre os dois textos é gritante.O primeiro atribui ao prefeito José Lourenço Morais da Silva Júnior (Zé Grilo) uma declaração que não saiu da boca dele, e nem ao menos foi cogitada, conforme a qual o alcaide teria assumido a responsabilidade pelo ataque homicida ao secretário do Partido dos Trabalhadores de Ribeira do Pombal. O segundo informe relata o mesmo fato, porém de forma verídica, já que expressa a mesma conclusão a que chegou a investigação policial presidida pelo delegado Equiber dos Santos Alves, que não detectou qualquer indício da participação do prefeito no crime.
Há, todavia, uma identidade entre os dois textos. Ambos são fatos veiculados num poderoso portal de notícias da Bahia, secundados por uma marca das mais credíveis e tradicionais da imprensa bahia, a famosa Rádio Sociedade da Bahia, ainda que o “Texto 1” expresse conteúdo inverídico. Todavia, cumpre indagar: será ético a um órgão jornalístico de tal estatura tentar apagar o que escreveu e veiculou para o Mundo por meio da Grande Rede, manchando a reputação de uma autoridade pública?
Quando pediu direito de resposta, que, por sinal, foi integralmente atendido, o prefeito Zé Grilo se opôs à sugestão de deletar o texto, argumentando com Santo Agostinho, que “o passado nem Deus pode apagar”. Pediu somente que a verdade fosse restabelecida com a publicação da sua resposta sustentada em documentos que prova a sua inocência. Contudo, ao invés de limitar-se à correção da lesão impigida à reputação do prefeito, o portal “Sociedade Online”, de forma inusual e antiética, tenta mascarar o seu passado, certamente com o objetivo de aliviar o peso da consiência. E do bolso, talvez.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014