SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Diversos

Cassação de Dirceu é meia condenação do presidente Lula

Ribeira do Pombal (BA) – “É claro que ele é culpado”. Essa é a epígrafe que abre a entrevista do deputado federal JÚLIO DELGADO (PSB) ao repórter Umberto de Campos, publicada, hoje, no jornal A TARDE (exclusivo para assinantes). DELGADO se refere diretamente ao deputado JOSÉ DIRCEU(PT), a quem responsabiliza pelo esquema de aliciamento ou suborno de depudados denunciado pelo deputado cassado Roberto Jefferson.

JÚLIO DELGADO, ao propor, na conidção de relator do processo disciplinar que tramita no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, a cassação de DIRCEU, pegou muita gente no contra-pé. Acreditava-se que o deputado, pelo fato de compor a base de sustenção do Governo Lula ao lado de DIRCEU, poderia arredondar as farsas do caixa-dois e do “eu não sabia” ou “não tenho conhecimento” ou “não sou corrupto” ou “estou convencido da minha inocência”.

Pelo contrário, o relatório de DELGADO foi tão retumbante e convincente que chegou a repercutir no âmago do Supremo Tribunal Federal. No dia seguinte à leitura do seu parecer, DELGADO foi citado expressamente, por várias vezes, no voto do insuspeito ministro CELSO DE MELLO, que, ressalvando a competência da Câmara dos Deputados para julgar o mérito, declarou ao vivo, para os telespectadores da TV JUSTIÇA, que não vislumbra qualquer “atipicidade na representação formulada contra DIRCEU” no Conselho de Ética.

Hoje, em sua entrevista, DEGALDO reafirma as conclusões de seu relatório, sustentando haver encontrado os fatos e as provas do mensalão, do qual “o deputado José Dirceu sabia. O presidente Lula talvez tenha tomado conhecimento de uma forma superficial. Não acreditou e foi omisso ao desconhecer, ou em não tomar as medidas, para que isso não acontecesse no seu governo”.

Ora, quem visita o site do Jornal da Mídia, pode constatar que a tese repisada pelo deputado JÚLIO DELGADO, aliado de LULA e de DIRCEU, com todas as letras, é idêntica à veiculada no pedido impeachment apresentado pelo advogado baiano Gildson Gomes dos Santos contra o presidente da República, cuja tramitação encontra-se pendente no Supremo Tribunal Federal por força do Mandado de Segurança nº 25558/DF.

“A coerência, a racionalidade indicam que eventual cassação de DIRCEU colocará LULA no mundo das trevas. Da canalhice política brasileira. Repugna ao bom senso a punição política isolada do então todo poderoso Chefe da Casa Civil. O relatório de DELGADO mostra de forma iniludível que a “obra” foi arquitetada por DIRCEU, executada pelo PT, mas pertence ao atual presidente da República. De fato, LULA foi omisso, se desconhecia o mensalão, ou, se o conhecia, nada fizera para combatê-lo. Eis um dilema. A cassação de Dirceu representará apenas uma espécie de meia condenação política de Lula. É impossível evitar essa conclusão”, remata o advogado Gomes dos Santos, autor do único pedido de impeachment em andamento.

Comentários