Blog eleitoral dos EUA é o melhor de 2006
Da Redação do Uol Tecnologia, hoje:
Um blog norte-americano que tem por bandeira a transparência na política dos EUA foi o vencedor da terceira edição do The BOBs, concurso internacional do grupo de comunicação alemão Deutsche Welle que elege os melhores blogs do mundo. Os resultados foram divulgados na noite deste sábado no Museu da Comunicação de Berlim.
O blog “Sunlight Foundation”, grande vencedor da noite, já uma campanha suprapartidária pela criação de um banco de dados para manter os eleitores informados sobre os custos de criação de leis. Segundo o juri do concurso, o site é um bom exemplo da influência exercida por blogs, combinando a mobilização de usuários com fins políticos à possibilidade de interação e pesquisa.”
O vencedor deste ano incentiva o engajamento político e civil para além de fronteiras partidárias, constituindo um exemplo de democracia na blogosfera”, disse Uta Thofern, diretora da DW-WORLD, o portal de internet do grupo alemão.
Blog brasileiro
Na categoria Melhor Weblog em Português, o preferido do júri foi o “Apocalipse Motorizado”, blog que fala das dificuldades dos ciclistas na capital paulista —”cidade que, por falta de planejamento, investimento e educação, trata muito mal seus 800 mil ciclistas diários”, afirmou a vereadora Soninha Francine, jurada para blogs em português.
Segundo ela, o blog alerta de forma inteligente para os riscos de uma sociedade que prioriza automóveis como meio de transporte individual. “Falar em ‘cicloativismo’ em Berlim, onde o júri se reuniu, desperta risos de espanto e simpatia. Mas ser ciclista em São Paulo e na maior parte das grandes cidades brasileiras é uma aventura sem graça, que oferece os riscos de um esporte radical somado à fumaça dos automóveis, o som de motores e buzinas.”
Em entrevista ao UOL Tecnologia na semana passada, Soninha disse que o blog já é uma ferramenta universal, e que os sites brasileiros não devem nada aos internacionais.
Liberdade de expressão
Dois logs iranianos dividiram o Prêmio Repórteres Sem Fronteiras: o fotolog “Kosoof” e o diário crítico de Hamed Mottaghi. Segundo a entidade, os dois ganhadores defendem a liberdade de expressão em um país que se utiliza amplamente da censura na internet e aprisiona blogueiros críticos ao regime.
Segundo a organização do concurso, usuários do mundo todo sugeriram mais de 5.500 blogs para concorrer em um dos dez idiomas do concurso —mais que o dobro do total registrado no ano passado.
O júri internacional, composto por jornalistas, pesquisadores de mídia e blogueiros havia nomeado dez candidatos em cada categoria. Durante três semanas, os usuários puderam votar em seus favoritos no site do evento em www.thebobs.com, concedendo assim o prêmio do público.
Participaram do júri internacional: Kaltmamsell (Alemanha), Lisa Stone e Mark Glaser (EUA), Julien Pain (Repórteres Sem Fronteiras), Manal Hassan (Egito), Hossein Derakhshan (Irã), Michael Anti (China), José Luis Orihuela e Ignacio Escolar (Espanha), Soninha Francine (Brasil), Marina Litvinovich (Rússia), Gilles Klein (França) e Marie-José Klaver (Holanda).O concurso conta com a cooperação de grandes veículos de comunicação de todo o mundo, como o alemão Zeit Online, os brasileiros UOL e Folha Online, e o francês LeMonde.fr.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014