EUCLIDES DA CUNHA: O pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) autorizou, nesta quarta-feira, (29/01), a instauração de processo administrativo com o objetivo de aferir a sanidade mental do juiz Luís Roberto Cappio, da Comarca de Euclides da Cunha, para posteriormente decidir sobre a possibilidade de sua aposentadoria por invalidez.
Cappio está sendo acusado de “falta de urbanidade” no relacionamento com advogados, promotores e funcionários da comarca. Segundo informações do portal Bahia Notícias, o magistrado tem promovido agressões verbais e proferindo palavras de baixo calão em seu cotidiano, além de ser pouco cordial demais operadores do Direito. O episódio de maior destaque foi a ocasião em que Luís Roberto expulsou um advogado de seu gabinete por meio de um recipiente de inseticida da marca SBP.
Para o desembargador Eserval Rocha, presidente do TJ-BA, o comportamento de Cappio não é condizente com a magistratura, justificando-se por isso a instauração do procedimento.
A defesa de Cappio apresentou laudo técnico que contesta as pretensões do processo administrativa. Segundo consta nos exames realizados pelo juiz, Luís Roberto apresenta “traços de personalidade”, “elevados valores éticos” e que não há sinais clínicos que possam indicar alguma instabilidade psicopatológica de humor.
A notícia repercutiu no município angariando muitos simpatizantes em defesa do magistrado, entre eles, inclusive, o advogado agredido com o inseticida. Até o final do processo administrativo disciplinar, Luís Roberto Cappio ficará afastado de suas atribuições.
Com informações do Bahia Notícias.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014