Câmara – I
Oposição critica tesouraço
Nas duas oportunidades que subiu à tribuna da Câmara, na sessão dessa quinta-feira, o líder da oposição, José Augusto Bitencourt, aproveitou para alfinetar o Governo. Segundo o vereador, os cortes anunciados pelo prefeito Zé Grilo vão causar uma tremenda dor de cabeça aos gerentes de banco, que fizeram empréstimos aos funcionários exonerados. Além disso, “não será fácil para quem já estava empregado há dez meses honrar os compromissos financeiros assumidos nesse período”, comenta o edil.
O líder do Governo, vereador Marcelo Brito, argumentou que, para a oposição, qualquer solução adotada pelo prefeito, neste momento, é proveitosa. Se Zé Grilo não fizer os cortes necessários, mais adiante terá problemas com a Justiça, porque os próprios oposicionistas cuidarão de denunciar eventual ilegalidade. E o fazendo, agora, também dela será alvo de inevitável crítica. Quer dizer, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Trata-se de um autêntico dilema.
“Em virtude das freqüentes quedas nos repasses constitucionais, o Governo não tem outra opção, senão a de cortar na própria carne, sob pena de infringir os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Afinal, não interessa a ninguém, a não ser à oposição, que o prefeito tenha suas contas rejeitadas ou tenha contra si pedido de prisão, como ocorrera com o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans”, lembra Marcelo.