DA REDAÇÃO: Nesta terça-feira, (26/11), Ribeira do Pombal foi palco de mais uma edição dos Jogos Estudantis da Rede Pública, organizada pela Direc 11. O objetivo da competição era o de reunir estudantes da rede estadual de educação de todas as cidades coordenadas pela Direc 11 para disputarem entre si diversas modalidades esportivas, tais como futebol, futsal, dança etc.
Entretanto, apesar da expectativa inicial, a quantidade de alunos que efetivamente compareceu para a disputa dos Jogos Estudantis ficou bem abaixo do esperado. Segundo professores e colaboradores ouvidos pelo Blog do Gomes, isso foi uma consequência da falta de publicidade do evento, além da impossibilidade de muitas escolas organizarem equipes para participar dos jogos sem comprometer as atividades internas.
Em face dessa baixa presença de alunos para participarem dos Jogos Estudantis, muitas modalidades tornaram-se impossíveis de serem disputadas, vez que nestas modalidades não havia o número mínimo de equipes para tornar viável a realização do torneio. Nestes casos, a equipe que não encontrasse adversário sagrava-se campeã do torneio por W.O – quando não existe uma quantidade mínima de equipes para tornar viável a realização de um campeonato – Foi o caso do Vôlei. Houve casos ainda em que não se formou nenhuma equipe, como foi no Xadrez.
Apesar das ausências, o número de estudantes que comparecerem a Ribeira do Pombal para participarem dos Jogos foi o suficiente para a realização dos torneios de Futebol de Campo (masculino), Futsal (masculino e feminino) e dança, garantido alegria e muita emoção para quem pôde presenciar as partidas realizadas todas no turno matutino.
Dentre todas as partidas, a que mais marcou os Jogos foi a final do futsal feminino disputada entre a equipe do Colégio Central, de Ribeira do Pombal, e Colégio Estadual Acelina, de Olindina. A equipe de Olindina chegou a estar ganhando por 3 x1, mas terminou cedendo o empate para as atletas pombalenses, levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, brilhou a estrela da goleira olindinense que defendeu dois pênaltis, garantindo o título do torneio para a equipe do Acelina.
No período da tarde, no hotel A Kaskata, os campeões foram premiados, na seguinte ordem:
Futebol de campo (masculino): Colégio Central de Ribeira do Pombal
Futsal feminino: Colégio Estadual Acelina, de Olindina
Futsal masculino: Colégio Estadual Lourdes Carvalho, de Cícero Dantas
Dança: Colégio Estadual Navarro de Brito, de Cícero Dantas.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014