Principal candidata da oposição ao governo Dilma Rousseff de acordo com as últimas pesquisas, a ex-senadora Marina Silva viu o pedido de registro da sua Rede Sustentabilidade ser rejeitado na noite dessa quinta-feira (3) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por 6 votos a 1, o tribunal entendeu que o partido não conseguiu obter o respaldo popular exigido em lei, que é de pelo menos 492 mil eleitores –faltaram quase 50 mil assinaturas de apoio.
Apesar das indicações de rejeição a seu pedido de registro dadas durante a semana por vários juízes do TSE, a cúpula da # REDE mantinha a esperança de ver reconhecida a validade de 95 mil assinaturas que tinham sido recusadas pelos cartórios eleitorais.
Porém, à exceção de Gilmar Mendes, os demais ministros argumentaram que o foro adequado para a #REDE se opor às invalidações das assinaturas de apoiamento seria os juízes eleitorais de 1ª instância, e não o TSE. Com isso, o tribunal eleitoral procurou transferir a responsabilidade pelo indeferimento do registro para a assessoria jurídica da nascente agremiação, que teria cochilado em serviço.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014