O trabalho pretende fazer alusão a uma discussão sobre a cultura tecnológica, sobre a mídia e sua influência na linguagem dos indivíduos na busca por novas informações no mundo da interação midiática, e também como os teóricos da linguagem prepararam caminho para as mudanças no sentido de que os meios de comunicação em massa e tecnológico influenciando comportamento, na maneira de se comunicar, refletir, agir do homem e no uso da sua própria linguagem.
A busca por informações e o tipo de informação acessada modifica a forma de falar, no comportamento e no pensamento do homem moderno. Utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica baseada em autores como Santaella, Udo, Martino, Kristeva, Filho, Gomes, dentre outros. As teorias e questionamentos nesta pesquisa têm como objetivo interagir e explicar ao longo das discussões sobre o desprestígio da língua, sendo que isto não significa deixar de usar os conceitos gramaticais, mas passar do ensino tradicional de normas gramaticais para as práticas de leitura escrita e fala.
A cultura é arte de cultivar o solo, no seu sentido mais rudimentar. Cultura faz crescer, expandir, multiplicar-se. A cultura pode ser tradição ou civilização. A cultura surgiu como algo científico no século XVIII, na Europa, referindo-se as sociedades humanas. O professor deverá emancipar-se criticamente e apropriar-se dos benefícios técnico-tecnológicas de maneira a formar alunos mais críticos, criativos e autônomos e independentes e não fazer do ensino uma mera aprendizagem, e sim um meio de serem éticos, comprometidos e dinâmicos.
Assim, busca-se dar respaldo aos professores com formação continuada como mudanças e oportunidades, oferecendo aos agentes do processo educativo equipamentos e recursos que vão além dos utilizados. É preciso focar em um currículo mais dinâmico interativo, acessível à vivência do aluno com uma educação inovadora e tecnológica criando meios pedagógicos e mudanças no ambiente escolar de forma a superar mero ensino, facilitando assim, o desenvolvimento do compromisso com a pesquisa educativa.
A pesquisa na escola é uma forma de intervenção na construção de uma sociedade mais crítica, comprometida e democrática rumo à transformação e mudanças neste setor.A comunicação e o conhecimento, segundo Pierre Lévy estão atrelados à economia do capitalismo global que marcam padrões culturais e ditam o que é certo ou errado.A educação tecnológica prepara o aluno para pensar, criticar, planejar e não apenas para agir, reagir e executar.
É necessário desenvolver o cognitivo para a intenção e sensibilidade. É preparar o aluno para o improviso. Fazer com que o aluno aprenda a utilizar o computador para modificar e transformar o saber. Passar de um professor de quadro e giz a televisão interativa e computador com utilização das mídias eletrônicas. Utilizar novas formas de relações e recursos pedagógicos e mudar o ambiente escolar. Fazer o aluno pesquisar, interagir com a máquina e softwares, firmar-se e elaborar a própria pesquisa e projeto, desenvolvendo crítica, entusiasmo e criatividade, passando do mero aprendizado e do mero ensino.
Referências
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Luciana Virgília Amorim de Souza: Professora da Rede Estadual da Bahia, Assistente social; Graduada em Serviço Social, Pedagogia, Letras Inglês, Espanhol e Português; Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Português, Espanhol, Inglês, Linguagem; Estudos Linguísticos, Metodologia do Ensino Superior, Mídias da Educação, Gestão Escolar e Pedagógica
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