SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

Jurados condenam “Luquinhas” pelo assassinato de Luiz Henrique

luizhenrique.2DA REDAÇÃO:Nesta quarta-feira, (21/05),  na comarca de Ribeira do Pombal, ocorreu o julgamento,  por júri popular,  de  Lucas Santos Souza.

Lucas era acusado de ser o mentor do assassinato de Luiz Henrique Santana Bispo, cometido em 25 de agosto de 2012, por volta de 8:30, na BR 110, KM 152, nas imediações da Fazenda Serra Grande, em concurso com Marivaldo de Jesus Santos, que desferiu contra a vítima seis tiros na cabeça, vindo a óbito no local.

Como principal motivo do crime, foi apontado o descontentamento de Lucas pelo fim de uma relação extraconjugal e posterior relacionamento de sua ex-amante com seu então melhor amigo, Luiz Henrique.

O caso ganhou destaque na imprensa local, bem como gerou grande comoção na sociedade, por ser a vítima muito querida.

Quase dois anos depois de ocorrido o crime, “Luquinhas”, como era conhecido o acusado, foi submetido a julgamento. O plenário da comarca estava completamente lotado, principalmente por familiares e amigos. Muitas outras tantas pessoas aguardavam ansiosamente, do lado de fora, o desfecho do caso. Durante toda a tarde e boa parte da noite dessa quarta-feira, Promotoria e Advogados expuseram suas teses para apreciação dos jurados.

A promotoria sustentou a tese de homicídio qualificado, nos termos do art. 121, § 2°, incisos II e IV CP, praticado por Lucas em coautoria com Marivaldo de Jesus Santos.

Ao final de 1 hora e meia de discurso, o promotor encerrou sua fala, oportunidade em que foi aplaudido por quase todos os presentes.

Na sequência, foi a vez da defesa se manifestar. O advogado de defesa alegou que Lucas em nada participou do crime, e que não planejou o assassinato de Luiz Henrique, sendo o mesmo praticado por completa responsabilidade de Marivaldo. Sustentou que Lucas estava indo a cidade de Cícero Dantas, quando encontrou Marivaldo e lhe ofereceu uma carona.

Ainda segundo a defesa, em determinado trecho da BR 110, quando o veículo que os dois estavam emparelhou-se ao que Luiz Henrique conduzia, Marivaldo gesticulou para que a vítima parasse o carro, situação em que desceu do veículo e desferiu 6 tiros contra a vítima, roubando-lhe o celular e a carteira, tratando-se, portanto, de crime  de total autoria de Marivaldo. Assim, concluiu a defesa alegando que Lucas não concorreu em momento algum para a conduta criminosa, sendo está de total responsabilidade de Marivaldo.

Após a manifestação da defesa e promotoria, os jurados se recolheram para sala secreta, para decidir o futuro de Lucas. Por volta de 21h12min, a tão esperada sentença foi lida para todos os que estavam presentes. Os 7 jurados que compunham o tribunal do júri decidiram, por maioria dos votos, que Lucas era culpado, mantendo todas as qualificadoras pleiteadas pelo Ministério Público, resultando numa pena de 21 anos, 7 meses e 6 dias.

 Considerando que o réu estava preso desde 28 de agosto de 2012, o tempo que esteve preso foi abatido da pena, restando 19 anos, 10 meses e 11 dias de reclusão,  a ser inicialmente cumprida em regime fechado. A defesa disse que vai recorrer da decisão.

A sentença foi recebida com muita emoção por amigos e familiares. Muitos deles não contiveram as lágrimas. Do lado de fora da comarca, a comoção também assolou a multidão de pessoas que esperava o desfecho do caso.

Do lado do condenado, também houve muita tristeza, principalmente de sua esposa, que se abalou muito e prometeu ao seu cônjuge que irá até o fim, aos prantos.

A redação do Blog do Gomes conseguiu com exclusividade a cópia da sentença condenatória das mãos do juiz de Direito Paulo Henrique Santos Santana. Veja abaixo.

DSC01011 DSC01013 DSC01017 DSC01020

Comentários