SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

A CULTURA AFRICANA NA BAHIA

O trabalho consiste em analisar a dispersão dos africanos na Bahia influenciando na vida cotidiana e na sua cultura revelando dados importantes para o amadurecimento dos costumes e tradições rítmicas e folclóricas da Bahia.

A riqueza de diversidade da cultura africana e a sua influência nos costumes da Bahia principalmente o ritmo diferenciado da música, as suas comidas típicas e sua religião se diferencia do restante do país, caracterizando a Bahia como um estado independente em todas as questões e preferências. O ritmo das músicas, a sua tradição folclórica, suas danças, seu modo de falar e agir e seu vocabulário peculiar faz da Bahia seu cartão postal.

Além das questões musicais e as preferências pela culinária típica da Bahia, existe também o sincretismo religioso como uma das consequências ou influências deixadas pelos africanos, fazendo deste estadouma marca registrada pela sua identidade cultural. O baiano atrela a religião ao seu dia-a-dia de forma inexorável.

A diáspora negra começou a partir do século XIX e permaneceu até o final desse século. O marco desse momento foi à vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808,em que se acentuou o tráfico de escravos africanos para a Bahia. As mudanças começaram a ocorrer a partir daí, mudanças nos costumes, na cultura, no modo de viver de falar e de se vestir dessas pessoas.

O tráfico de escravos teve seus problemas, pois os africanos eram capturados de forma cruel e forçosamente, sendo transportados em navio nada confortáveis e inadequados vivendo em maus tratos, além de serem tirados grosseiramente do seu ambiente familiar.

Com o fimda extinção do tráfico de escravos africanos vieram algumas consequências como o retorno desses descendentes afro-brasileiros para África, levando todas as tradições modificadas pela cultura europeia e brasileira para a sua pátria, bem como, pode-se perceber a influência destes afro-brasileiros na cultura brasileira.

A questão da escravidão é um tema muito polêmico, pois quanto aos escravos eles exerciam todo o trabalho na colônia, trabalho doméstico, comércio ambulante e a criação de gado. A escravidão existiu porque precisava de mão-de-obra pesada nas plantações e construções dos senhores. Por que escravizar, os negros vindos da África? Alguns discutem esse assunto argumentando que os africanos tinham porte físico para isso, eles também eram mansos e dóceis, e que não iria se rebelar contra esse trabalho forçado. Isso tudo não condiz com a realidade, os africanos se rebelaram formando várias revoltas e queria sua liberdade como qualquer ser humano. Rebeliões como os quilombos foi uma forma de protesto contra a escravidão e os maus-tratos.

A escravidão contada foi uma história cruel e brutal, pois os escravos sofriam punições como ir para o tronco, lugar onde eram presos e açoitados, assim seriam chicoteados até a morte.

O objetivo principal da escravidão era a rentabilidade que esse negócio dava aos senhores, além da mão-de–obra que eles precisam em suas lavouras e terras. A escravidão foi comparada às lutas de classes por melhores condições de vida e melhores salários e pelos trabalhadores oprimidos que defendiam seus direitos como cidadão.

Com o fim da escravidão e do tráfico de escravos começou a afetar as colônias, com exceção do Brasil, pois só mais tarde que veio se extinguir o tráfico de escravos, as questões financeiras e econômicas passaram a sofrer impacto, principalmente os preços das mercadorias que começaram a aumentar juntamente com a inflação, foi um verdadeiro caos social. Porque até então tudo estava sobre o domínio do senhor de engenho. Com isso começou a se formar as rebeliões em cada canto da colônia milhões de escravos se rebelavam e fugiam das lavouras e do trabalho pesado para viver sua liberdade da melhor forma possível. Uma das mais conhecidas foi e a Revolta dos Malês na Bahia.

O Brasil tem uma diversidade cultural enorme. Há pessoas de várias origens, costumes e tradições. Todas as culturas vivendo em um lugar com diferentes gostos musicais, ritmo e culinária. E especialmente na Bahia, nasceu também uma diversidade cultural e étnica vinda de povos como africano, árabes e portugueses. Foi na Bahia que as reais características se acentuam trazendo perfis únicos e característicos com diferentes definições. O contato e a ligação com os povos africanos trouxeram modificações nas suas tradições folclóricas e religiosas que podem ser evidenciadas na Bahia.

Na Bahia, a mistura de povos e culturas diferentes trouxeram a harmonia de seus gostos, danças, roupas, ritmos absorvendo estas influências na cultura hoje. Esse novo conceito absorvido caracterizou as tradições já existentes fazendo da Bahia um estado independente do país. Em termos culturais as influências foram benéficas por um lado pela modificação no modo de pensar, agir e mostrar um mundo internacionalizado, propagando assim, uma Bahia de tradições não só africanas, mas cosmopolita.

As causasda questão da chegada dos africanos na Bahia, a influência de sua cultura na língua, nos costumes, no modo de falar, no vocabulário próprio e peculiar dos baianos bem como, as consequências da absorção desses novos conceitos,as transformações, alterações e extinção dos costumes já então existentes.

Os motivos que levaram os africanos a se enraizaram na Bahia e as alterações que a cultura baiana sofreu com o contato com a cultura africana. E a partir daí traçar um paralelo entre as duas culturas suas semelhanças, diferenças, o que aconteceu com a fusão desses costumes.

 

Referências

http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/edicao2/artigo6.pdf. Acesso em 03/03/2014.

http://www.bahiaafrica.blogspot.com.br/. Acesso em: 07/04/2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira. Acesso em 13/09/2013.

Comentários