DA REDAÇÃO: O Brasil vai ganhar novos cursos de medicina que, ao todo, vão ofertar 2.290 vagas de graduação em 36 municípios do País. Todas as cidades contempladas não têm faculdade na área e também não são capitais. A decisão, resultado de um processo de chamamento público, foi anunciada nesta sexta-feira, 10, pelos Ministérios da Educação e da Saúde. A medida faz parte da estratégia do programa “Mais Médicos” e foca na interiorização do ensino médico. As instituições selecionadas terão entre 3 a 18 meses para ofertar as novas vagas, de acordo com a proposta. O MEC deverá acompanhar passo a passo a implantação.
Dos 36 municípios escolhidos, seis estão na Bahia, com 375 vagas (veja lista abaixo); 13 em São Paulo, quatro em Minas Gerais, quatro no Paraná, três no Rio Grande do Sul, dois no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo, um em Pernambuco, um em Rondônia e um em Santa Catarina. Do total por região, 20 dos novos cursos estão no Sudeste, um na região Norte, sete no Nordeste e oito no Sul.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, não se espantou com a distribuição, que segue a lógica já existente no País, com maior concentração de escolas nas regiões metropolitanas e na região Sudeste . “Inovar nesta área não é fácil. O próximo edital irá consolidar vagas em outros Estado que atualmente oferecem menos cursos”, disse. Um novo edital, afirmou, será feito com foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A escolha das mantenedoras foi feita de acordo com três critérios: a trajetória da instituição, suas condições financeiras e o projeto pedagógico. Neste último item, a análise foi feita por um grupo de especialistas.
Alagoinhas (65 vagas)
Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda
Eunápolis (55)
Pitágoras – Sistema de Educação Superior Sociedade Ltda
Guanambi (60)
Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda
Itabuna (85)
Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda
Jacobina (55)
AGES Empreendimentos Educacionais Ltda
Juazeiro (55)
IREP Sociedade de Ensino Superior, Medio e Fundamental Ltda.
A notícia tirou dos pombalenses o direito de sonhar em frequentar o curso de Medicina sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos. A decepção se faz ainda maior na medida em que foi gerada uma grande expectativa em torno da instalação do curso de Medicina no Município. O deputado petista Jorge Solla, que nas eleições de 2014 foi apoiado pelo vereador Jairo, chegou a anunciar que Ribeira do Pombal seria contemplado com o curso, relembre a postagem abaixo:
Ao que tudo indica, tudo não passou de meras promessas com viés político, que mais uma vez caíram no esquecimento. Com a palavras os políticos pombalenses que prometeram e anunciaram o curso de Medicina para Ribeira do Pombal, afinal, o que aconteceu?
Com informações do A Tarde
Deu tudo certo e enfim a decisão final do Ministério da Educação foi de incluir o município de Ribeira de Pombal entre…
Posted by Jorge Solla on Quinta, 11 de junho de 2015
Luiz Fernando R. de Sales
05/02/2016
Deivison Conceição
04/11/2015
Gildson Gomes dos Santos
04/11/2014
Gildson Gomes dos Santos
27/09/2014
Luciana Virgília Amorim de Souza
25/09/2014