SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

Morre João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos

UBALDODA REDAÇÃO: O escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, 7º ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, morreu em casa na madrugada desta sexta-feira, no Leblon.

De acordo com a assessoria de Ubaldo Ribeiro, o escritor foi vítima de embolia pulmonar. Ele sentiu falta de ar durante a noite. Berenice de Carvalho Batella Ribeiro (mulher do autor) e Chica (uma de suas filhas), tentaram pedir ajuda médica, mas não houve tempo para socorrê-lo.

Autor de clássicos da literatura brasileira como “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasileiro”, Ubaldo Ribeiro recebeu o Prêmio Camões, maior honraria da literatura em língua portuguesa, em 2008. Ele foi eleito para a ABL em 1993 para ocupar a cadeira número 34, em sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu  na ilha de Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941. Ele foi criado até os 11 anos no estado do Sergipe, onde seu pai trabalhava como professor e político. Antes de voltar para Itaparica, o escritor passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro. Seu primeiro emprego foi no Jornal da Bahia. O escritor era colunista do O Globo.

FONTE: O GLOBO

Comentários