SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Celebridades

Promotor de justiça recebe títulos em Ribeira do Pombal

Durante evento Procurador-Geral retribuiu distinção recebida do Ministério Público

Foto: Blog go Gomes
PAULO

No destaque o promotor de justiça João Paulo Schoucair

DA REDAÇÃO: Nessa terça-feira, (17/12), na sede da Câmara Municipal, a Fundação Nossa Senhora de Fátima (FUNSEF), em parceria com o Poder Legislativo,  promoveu solenidade em homenagem ao promotor de justiça de Ribeira do Pombal, Dr. João Paulo Santos Schoucair, por ocasião de sua despedida da comarca, após quatro anos de relevantes serviços prestados aos pombalenses.

O evento tivera início às 20h e contou com a presença das principais autoridades do  Município:  secretários, vereadores,  empresários e do advogado-geral do Município, Gildson Gomes dos Santos, que  surpreendeu o homenageado, e aos presentes, no momento em que propôs retribuir uma distinção que lhe fora feita há 16 anos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, em cuja unidade federativa o causídico atuou como investigador da Polícia Civil nos anos 90.

Segundo o documento do Ministério Público paulista,  assinado pelo  promotor de justiça Francismar Lamenza, considerado  um dos melhores quadros do Parquet brasileiro, o então policial Gildson Gomes dos Santos foi responsável por desvendar um  crime de homicídio na capital paulistana cometido por um “justiceiro”, em março de 1992. O documento narra que a ação da equipe policial então formada pelo ora advogado foi de fundamental importância para o desfecho do caso, sem a qual muito provavelmente o delito nunca teria sido esclarecido.

Em virtude da relevante atuação da Equipe D-Leste na investigação do rumoroso caso,  o Doutor Lamenza, em 15 de dezembro de 1997, reconhecendo expressamente a “garra” e “desmedida dedicação e inegável espírito de justiça” dos policiais, solicitou à direção do Departamento  de Homicídios da Polícia Civil de São Paulo (DHPP) a inclusão de elogio no prontuário funcional do então investigador Gildson Gomes (VEJA NA ÍNTEGRA).

Cópia da referida comunicação elogiosa foi entregue ao Dr. João Paulo Schoucair pelo agora advogado-geral do Município Gildson Gomes, destacando que as mesmas palavras outrora utilizadas para distingui-lo são perfeitamente aplicáveis à brilhante e produtiva passagem do homenageado por essa comarca. Segundo Gomes, os termos:”garra”, “dedicação desmedida”, “bravura” e “inegável espírito de justiça” se acomodam sem qualquer excesso ao desempenho do promotor João Paulo no Município de Ribeira do Pombal; em seguida concluiu sua fala afirmando que a distinção que lhe fora concedida pelo Ministério Público deixa claro que a sua função não se resume a acusar ou perseguir bandidos, como geralmente se ouve dizer, mas também a reconhecer o valor dos cidadãos, dos Poderes constituídos, bem como da sociedade como um todo.

Durante a solenidade, além de receber o título de “Membro Honorário da FUNSEF, o Dr. João Paulo Schoucair  também foi agraciado com o título de “Cidadão Honorário” de Ribeira do Pombal, cuja distinção, aprovada à unanimidade pela vereança local, foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Nathan Passos Brito, que, em nome do povo pombalense, agradeceu-lhe os relevantes serviços prestados ao Município.

ATENÇÃO: Em breve estaremos disponibilizando, em vídeo, entrevista exclusiva concedida pelo Dr. João Paulo Shoucair ao Blog do Gomes. Durante sua fala na solenidade, o promotor não perdeu a oportunidade de avisar que até o final de dezembro teremos novidades. Portanto, “quem estiver em dívida com a Justiça que o aguardem”, disse o promotor

 

Comentários