SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Denuncia

SOB AS BARBAS DE RUI COSTA GOLPISTAS DESTITUEM RIBEIRA DO POMBAL DA PRESIDÊNCIA DO COISAN

Silêncio do Governo (o Zeus) foi decisivo para que os golpistas do panteão da Pedra Furada (os doze prefeitos) depusessem o prefeito Eriksson Silva da Presidência do CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DE SÁUDE NORDESTE-II

Foto: Pombal_FM/FEV_2021
Reunião do COISAN - CONSÓRCIO PÚBLICO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE NORDESTE – II

Revisado às 19h34.

RIBEIRA DO POMBAL – Na última quinta-feira (25/03), o sr. Eriksson  Santos Silva, prefeito de Ribeira do Pombal, foi deposto sumariamente da presidência do COISAN – CONSÓRCIO PÚBLICO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE NORDESTE – II, pelo voto de doze colegas, cujo grupo liderado pela prefeita Jailma Dantas foi batizado com o sagrado nome de “panteão da Pedra Furada”, em referência aos doze deuses pagãos da mitologia greco-romana que habitavam o Monte Olimpo da Grécia Antiga, o equivalente da Pedra Furada do município de Banzaê.

De fato, a comparação faz muito sentido, na medida em que a ação autoritária e tresloucada levada a cabo pelo dodecateão banzaeense, sob as barbas do governador Rui Costa, o Zeus, pai de Éris, a deusa da discórdia, muito se assemelha aos golpes e contragolpes vivenciados pelos antigos. Com efeito, o caso é estarrecedor, fazendo uso aqui de uma palavra muito ao gosto do Zeus da Bahia. Mas vamos aos fatos.

A pedido de prefeitos do panteão da Pedra Furada, o prefeito Eriksson  Silva convocou uma assembleia extraordinária do COISAN especificamente para eleger os novos presidente e vice-presidente da associação para o biênio 09/2021-08/2023, a ser realizada no último dia 25/03, consoante Edital publicado no diário oficial da entidade. A reunião, segundo o referido ato convocatório, seria realizada por videoconferência, mas acabou sendo redirecionada para a residência do irmão de Éris, uma deusa muito estimada por Zeus e do qual foi assessora no panteão baiano.

Conforme consta da ata da reunião, o único a marcar presença virtual foi Zeus, por seu representante, os prefeitos, ou melhor as divindades optaram por aglomerarem-se nesse período de agravamento da pandemia, na casa do empresário “João da Farinha”, o irmão da deusa Éris. O relato da assembleia também informa que o prefeito Eriksson  foi atraído para a filial do Olimpo para tornar-se vítima de um golpe sem precedentes na política baiana. Sob o olhar complacente de Zeus, representado pelo Sr. Nelson Portella ou Hermes, o deus mensageiro, o prefeito de Ribeira do Pombal foi impedido de presidir a assembleia, mesmo estando apto, presente e sendo o presidente oficial do COISAN.

Tendo suas atribuições sumariamente cassadas sob os olhares concupiscentes dos deuses do panteão da Pedra Furada, com exceção de Sócrates, o Sábio, incorporado pelo vice-prefeito de Caldas de Cipó, o sr. Derckian Andrade Santana Santos, que, além de votar contra a destituição, fizera uso da palavra para rechaçar o golpe, o Vice-presidente do COISAN, o Sr. LUÍS CÁSSIO DE SOUZA ANDRADE, vulgo Cassinho, prefeito de Nova Soure, decidiu usurpar as atribuições da presidência da entidade e apresentar-se como candidato único à substituição de Eriksson .

Arvorando-se presidente da assembleia, tal como um deus pagão, o prefeito Cassinho, de improviso, incluiu na pauta da reunião “a proposta de destituição” do prefeito de Ribeira do Pombal do cargo de presidente do COISAN, cujo mandato encerra-se em agosto próximo, sem direito a recondução. Em seguida, o prefeito usurpador submeteu seu próprio nome ao dodecateão banzaeense para ser aprovado exatamente por doze divindades, quer dizer, prefeitos representantes dos respectivos municípios consorciados.

Neste sábado (27/03), entretanto, o prefeito Eriksson Silva, inconformado com maneira arbitrária pela qual foi deposto do cargo de presidente do COISAN, impetrou o Mandado de Segurança nº 8000584-24.2021.8.05.0213 junto ao juízo da Vara Cível de Ribeira do Pombal, argumentando que 1) foi impedido de presidir a assembleia do COISAN, sendo o seu presidente, sem a existência de qualquer óbice legal ou estatutário, tendo, portanto usurpadas suas atribuição estatutárias; 2) foi destituído do cargo sem direito a ampla defesa e ao contraditório, assegurado em regular processo administrativo, que não foi aberto, por sinal; 3) não convocou assembleia para deliberar sobre sua própria destituição, e sim para eleger os novos presidente e vice-presidente para o biênio que se iniciará em 09/2021; a destituição de qualquer administrador de associação pública ou privada depende de quórum regimental e deliberação em assembleia convocada exclusivamente para tal fim, o que não foi o caso. O imbróglio do Panteão da Pedra Furada” agora está sob os cuidados das deusas grega e romana, Diké e Justitia, respectivamente.

Atenção: forças celestiais, através de Mercúrio, o deus mensageiro romanizado, acabam de comunicar ao Blog do Gomes que o ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza, o deus Tucano, aliado de primeira hora do então menino Zeus, mostrou-se transtornado com a discórdia fomentada por Éris, a queridinha de Zeus. Embora ainda não seja uma informação oficial, há sinais de que o estremecimento pode levar ao rompimento político entre o Palácio da Ematerba e o de Ondina. Em breve, faremos nova consulta ao Oráculo de Delfos.

 

Comentários